Artigo 10/09/2024Inteligência epidemiológica, investimento em tecnologias da informação e as novas perspectivas para o uso de dados na vigilância em saúdeNo Município do Rio de Janeiro, Brasil, a incorporação do conceito de inteligência epidêmica e de recursos tecnológicos sustentou novas perspectivas para a utilização de dados pela vigilância em saúde, a partir da pandemia de COVID-19. Neste artigo apresenta-se o Centro de Inteligência Epidemiológica (CIE), ferramentas e produtos desenvolvidos na coordenação.
Boletim 27/08/2024Leishmaniose visceral no município do Rio de JaneiroO boletim apresenta o cenário epidemiológico da leishmaniose visceral no município nos últimos 10 anos.
Nota Técnica 16/07/2024Nota Técnica CoquelucheNota técnica da coqueluche com atualização das indicações de quimioprofilaxia pós exposição; vacinação; outras recomendações de prevenção e controle.
Artigo 02/07/2024Preprint: O uso de fontes não-tradicionais para a vigilância em saúde:atendimentos de urgência para detecção precoce de eventosNeste preprint é apresentada a estratégia implementada no município do Rio de Janeiro de utilização de dados de atendimentos de urgência e emergência unida à aplicação de modelos de detecção de tendências para geração automatizada de alertas.
Artigo 02/07/2024Artigo sobre excesso de mortalidade covid-19Este artigo analisa o excesso de óbitos por todas as causas, durante a pandemia de COVID-19 no município do Rio de Janeiro (MRJ).
Guia Técnico 21/06/2024Guia Rápido de Vigilância Epidemiológica de Doenças Transmissíveis AgudasMaterial com instruções técnicas para ações relativas à doenças transmissíveis agudas
Guia Técnico 13/06/2024Guia Rápido de Vigilância de SurtosMaterial com instruções técnicas para ações relativas à investigação de surtos
Boletim 28/05/2024Boletim de Mortalidade maternaBoletim atualizado que traz o panorama da mortalidade materna e discute as principais informações acerca do tema.
Guia Técnico 22/05/2024Guia rápido de Imunobiológicos especiais e suas indicaçõesEste guia elucida as principais questões sobre a imunização especial e o funcionamento dos CRIE, de forma a orientar os profissionais de toda rede e possibilitar o acesso pleno e adequado ao público que necessita de imunobiológicos especiais.